Instruções do Exame

Instabilidade de Microssatelite Parafina

Instruções para paciente

Pedido medico obrigatório.
É obrigatório enviar cópia do relatório do exame anatomopatológico com o bloco.
É obrigatório o envio do termo de declaração intitulado TERMO DE CIÊNCIA PARA AMOSTRAS ESPECIAIS BLOCO DE PARAFINA (disponível no link Formulários e Questionários Obrigatórios) informando estar ciente de que pode não ser possível obter o DNA deste material e que neste caso, o valor pago pelo exame não será devolvido.
Para a realização desse exame é imprescindível enviar cópia da solicitação médica e do laudo do exame anatomopatológico.
O material (lâminas e/ou bloco de parafina) deverá ser enviado em temperatura ambiente. - Poderão ser aceitos os seguintes materiais:
Fragmentos de tecido fixados em formalina 10%, preferencialmente tamponada, embebidos ou não em parafina (enviar em temperatura ambiente);
Lâminas de corte histológico (enviar em temperatura ambiente); ATENÇÃO: Não será aceito lâmina com resina ou lamínula ou material fora das condições citadas acima.
O material em bloco de parafina deve ser fixado previamente em formalina o mais rápido possível após a biópsia ou cirurgia. O material enviado em formol deve ter sua fixação preferencialmente de no mínimo seis horas e, no máximo, 72 horas. A adoção desse cuidado e a coleta de amostras suficientemente volumosas do tumor garantem o sucesso do teste.
É importante salientar que o material enviado sempre será analisado por um médico patologista antes da análise do exame. Dessa forma, se o material enviado for insuficiente ou inadequado para o teste, o mesmo não poderá ser realizado, ou seja, é necessário que o tecido tenha células tumorais presentes e em quantidade superior a 20%).